Banner principalCarnaval

Império da Zona Norte é campeã do Grupo de Acesso do Carnaval amapaense 2024

Escola de Samba levou para a Avenida Ivaldo Veras o interior do estado com o enredo: “Bem-vindo a Tartarugalzinho: terra do Mineiro, o grande pioneiro”.

Elden Carlos – Editor

A Escola de Samba Mocidade Independente Império da Zona Norte conquistou nesta quarta-feira (14), no Sambódromo, em Macapá, o título de campeã do Grupo de Acesso do Carnaval 2024 no Amapá. A escola somou 180,3 pontos no total das notas válidas. Com a conquista do título, a escola de samba volta a integrar o Grupo Especial em 2025. Solidariedade ficou em segundo lugar com 179,6 pontos; Emissários da Cegonha 3ª colocada com 179,5 pontos e Embaixada de Samba em 4º lugar com 178,2 pontos.

Em um desfile apoteótico, a Império da Zona Norte levou para a Avenida Ivaldo Veras o interior do estado com o enredo: “Bem-vindo a Tartarugalzinho: terra do Mineiro, o grande pioneiro”. A agremiação foi a segunda escola a desfilar no Sambódromo na sexta-feira, 9.

Entoando o samba de enredo campeão do Festival 2024, a Império da Zona Norte mostrou nas cores azul, branco e dourado, a história de Altamir Rezende, o “Seu Mineiro”, um dos pioneiros do município de Tartarugalzinho. A escola se apresentou com 8 alas, 2 alegorias e 2 tripés, e cerca de 1,2 mil brincantes.

O som de um berrante anunciou a entrada da escola na avenida no estilo “Rodeio do Mineiro”, provocando muita vibração do público que compareceu ao Sambódromo. O verso do samba-enredo ‘Vai marejar o meu olhar’ foi cantado em coro pelos brincantes, emocionando quem estava presente.

A comissão de frente homenageou as manifestações culturais dos povos originários trazendo adereços como cocares, pinturas corporais e ocas em uma dança sincronizada e com muito ritmo. A estrutura ainda contava com palafitas, tradicionais moradas do interior do estado, canoas e peixes.

A apresentação, que durou 1h10, foi marcada pela presença constante de efeitos especiais, um show pirotécnico com fogos, confetes e fumaça por toda a avenida. A ave imperial, símbolo da escola, com olhos neon, movimentava no ritmo da bateria.

O brilho dourado das porta-bandeiras e mestres-salas estava presente em todas as alas, que contaram com fantasias ricas em cor e detalhes. A harmonia permitiu alguns espaços consideráveis entre uma e outra, o que pode fazer a escola perder pontos. O último tripé contava com um grande boneco do ‘Seu Mineiro’. Na alegoria estava o filho do homenageado e atual prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo