Brasil

Mudanças na CNH passam a valer no dia 1º de Janeiro de 2025; saiba mais

Motoristas com carro de câmbio automático terão subcategoria específica

Os motoristas brasileiros encontrarão novas regras para obter e renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir do dia 1º de janeiro de 2025. A principal alteração é a criação de uma categoria específica para motoristas com carros de câmbio automático.

A categoria B, da CNH, abrange os motoristas de carros de passeio, picapes e utilitários com até 3.500kg. Com a mudança, ela será reestruturada em duas subcategorias: A B1 e B2. A Bi será para motoristas que conduzem apenas veículos de câmbio automático. Já a B2 irá permitir que os motoristas dirijam veículos manuais e automáticos.

A mudança visa garantir que os indivíduos recebam o treinamento adequado para o tipo de veículo que conduz. Quem já possui a habilitação não precisa se preocupar porque as mudanças irão afetar apenas os condutores que fizeram a CNH após a legislação entrar em vigor.

Outra mudança é a exigência de cursos especializados para motoristas que realizam transporte de passageiros ou carga. Será obrigatório os cursos teóricos e práticos com foco na segurança e técnicas de direção. Para as pessoas que quiserem atuar nessas áreas a CNH valerá cinco anos e após o período será necessário um curso de reciclagem. 

A validade da CNH também será alterada: para motoristas com menos de 65 anos a validade era de 5 anos. Com a nova legislação passará a valer 10 anos para motoristas com menos de 50 anos, 5 anos para motoristas entre 50 e 70 anos e 3 anos para os maiores de 70 anos. A mudança tem como objetivo promover mais segurança, especialmente para os idosos. Todas essas mudanças passam a valer em 2025.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo