Cidade

Batalhão da Força Tática: Combate à criminalidade ganha reforço de peso em local estratégico

O Governo do Amapá entregou nesta quinta-feira, 1º, o novo prédio do 10º Batalhão da Polícia Militar, chamado de “Força Tática”, na Rua Claudomiro de Moraes, na Zona Sul de Macapá. Considerado estratégico, o local integra os investimentos do Estado contra a criminalidade.

Uma cerimônia com a presença da comunidade e de integrantes das forças de Segurança Pública marcou a entrega do novo espaço, que leva o nome do Cadete PM Ralkeny Nascimento dos Santos. Esse é o primeiro batalhão da PM amapaense que faz homenagem a um militar que contribuiu com o desempenho da instituição.

“Além de melhorar as condições de trabalho, passamos uma mensagem clara: temos uma segurança pública unida com a comunidade, forte e robusta para enfrentar a violência, que é uma das nossas prioridades. Para isso, continuaremos investindo em infraestrutura, em equipamentos de ponta, e também nos nossos policiais”, declarou o governador Clécio Luís.

O Batalhão conta com 115 policiais militares, sendo 16 mulheres, e atua na linha de frente, atendendo as ocorrências mais perigosas. O prédio é entregue na chamada “área vermelha”, uma região com altos índices de criminalidade.

“Essa entrega representa um ganho operacional extremo, uma vez que estamos próximos de uma das áreas mais conflitantes, que engloba o Congós, Buritizal e Zerão. Estando aqui, conseguimos chegar de forma mais célere também em Santana e na Zona Oeste. A vinda para a Claudomiro de Moraes é estratégica e bastante eficaz”, citou o comandante da Polícia Militar do Amapá, coronel Adilton Corrêa.

  • Obra

O trabalho, que começou em 2021, coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), utilizou recursos próprios do Governo do Amapá, no valor de quase R$ 2.7 milhões.

O prédio recebeu intervenções na estrutura interna e externa, como na pintura, iluminação em LED, pisos, rede elétrica, rede hidrossanitária, sistemas de acessibilidade, coberturas, e na climatização. Os espaços também ficaram mais ventilados e foi feita a recuperação do muro e das calçadas.

  • Força Tática

O 10º Batalhão da Polícia Militar do Amapá nasceu em 2010, quando a então Companhia Independente de Radiopatrulhamento Motorizado (CRPM), criada em 2008, foi alçada ao posto de batalhão, sendo chamado de Batalhão de Radiopatrulhamento Motorizado (BRPM).

Em 2017, a Polícia Militar alterou o nome para Batalhão de Força Tática, tendo como principal função o patrulhamento tático, que é uma ação de caráter mais enérgico e especializado, dotado de efetivo com treinamento específico.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo