Banner principalCidade

Prefeitura anuncia cronograma de atendimentos da UBS Fluvial em Macapá

UBS instalada em balsa, leva atendimentos de saúde a comunidades ribeirinhas em regiões do interior da capital

Por Caio Coutinho

Navegando pelos rios do interior de Macapá (e distritos), a Unidades Básica de Saúde (UBS) Fluvial, Doutora Célia Trasel, deve iniciar os atendimentos de saúde em comunidades ribeirinhas ainda no mês de fevereiro. O cronogram, que segue até o mês de junho, foi anunciado nesta sexta-feira (7).

De acordo com a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), responsável pelos atendimentos, a balsa estará nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, nas comunidades ribeirinhas de Andiroba, Jangadinha e Jaburuzinho.

A embarcação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atenderá, em 2025, até quatro comunidades por mês, com serviços realizados das 8h às 18h. São disponibilizados atendimentos médicos e odontológicos, consultas com nutricionista e psicólogo, além de serviços básicos como aferição de sinais vitais, realização de curativos e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

UBS Dra. Célia Trasel

Reinaugurada em 2022, a embarcação homenageia a médica que dedicou mais de 25 anos ao atendimento de pacientes carentes.

A unidade oferece serviços de baixa e média complexidade, além de contar com uma equipe multiprofissional para a realização de consultas, exames, dispensação de medicamentos e aplicação de vacinas.

O espaço também oferece serviços específicos para a saúde feminina, como consultas de pré-natal, coleta de Papanicolau (PCCU) e triagem para a implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU).

Cronograma do 1º semestre

  • Fevereiro: 18, 19 e 20
    Comunidades: Itamatatuba, Andiroba, Jangadinha-Jaburuzinho
  • Março: 24, 25, 26 e 27
    Comunidades: Igarapé Carneiro, Igarapé Do Meio, Buritizal e Vila Progresso-Macedônia
  • Abril: 17, 18 e 19
    Comunidades: Arraiol, Capinal e Maranata
  • Maio: 15, 16 e 17
    Comunidades: Limão de Curuá, Igarapé Grande e Ponta da Curva
  • Junho: 20, 21 e 22
    Comunidades: Carapanatuba, Ipixuna e Crôa da Pedreira
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo