Cidade

Tratamento de pacientes com câncer recebe avanços com aparelhos de radioterapia

A saúde do Amapá começa a viver um dos momentos mais especiais e históricos, principalmente para os pacientes oncológicos. Já estão no estado os primeiros equipamentos de radioterapia para tratamento de pessoas com câncer na rede pública de saúde.

Os aparelhos são um acelerador linear, uma braquiterapia e todos os sistemas de planejamento de tratamento. A ação integra o Plano de Governo da atual gestão, que pontua a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável.

Os investimentos na aquisição do material, que desembarcou no Distrito Industrial de Santana,somam mais de R$ 16 milhões e são oriundos do Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde (PER-SUS). Com os aparelhos em território amapaense agora inicia o cronograma de instalação e comissionamento dos aparelhos e softwares. O funcionamento será no primeiro Centro de Radioterapia do Amapá.  

Os serviços que serão ofertados com estes equipamentos são os tratamentos de radioterapia externa conformacional e braquiterapia ginecológica. O Brasil possui cerca de 370 aparelhos, semelhantes ao que o Amapá recebeu.

Centro de Radioterapia

O Centro de Radioterapia do Amapá, que está com as obras em pleno andamento, será ligado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que mantém a Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com atendimentos clínicos, cirurgia e quimioterapia. O prédio está localizado no bairro Infraero 2, na Zona Norte de Macapá.

A unidade terá equipamentos de alta tecnologia, produzidos no Vale do Silício, nos Estados Unidos, como o acelerador linear, que abrange o tratamento em áreas diferentes do corpo, e ainda outro voltado para a braquiterapia, com atuação pontual e interna no corpo do paciente.. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo