“Várias formas de prever o futuro através da 7° arte”
Por Eder Brasil
Todo mundo já viu algum filme que se passa em um futuro distante, onde os roteiristas tentam interpretar diante do presente como seria o amanhã, ou então criam futuros totalmente idealizados desconsiderando o hoje, futuros utópicos, distópicos e até mágicos pelas telonas.
- O Vingador do Futuro
Em 2084, Douglas Quaid, interpretado por Arnold Schwarzenegger, um homem com pesadelos envolvendo uma viagem a Marte, o personagem vai até a Rekall, empresa que realiza implantes de memória, durante o processo algo sai errado, ele perde a memória e passa a ser perseguido por assassinos.
- Robocop
Peter Weller é atacado por um grupo de criminosos, tem seu corpo destruído e é transformado num misto de máquina e homem a serviço da justiça, agora o Robocop tem que enfrentar uma gangue disposta a dominar a cidade e ao mesmo tempo lutar para não perder o que resta de sua humanidade.
- Eu, Robô
No ano de 2035 os robôs fazem parte do dia dia da sociedade e são úteis como empregados e assistentes dos humanos. Os robôs possuem um código de programação chamado Lei dos Robóticos, que impede que façam mal a um ser humano. Porém a morte de um especialista e os indícios que deixam um robô como principal suspeito motivam Del Spooner a investigar o caso e desvendar o que realmente aconteceu.
- Blade Runner
No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência, são os replicantes, usados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Após um grupo dos robôs provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, os replicantes passam a ser considerados ilegais na Terra. Agora policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra.
- Interestelar
A humanidade ver a Terra esgotando grande parte de suas reservas naturais, por isso um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, para tentar garantir a continuação da espécie. Cooper é convocado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. O piloto agora precisar achar uma maneira de salvar a humanidade e ao mesmo tempo voltar a tempo de rever sua filha, nem que tenha que atravessar um buraco negro.