“Quem temeu a maldição de Tutancâmon?”
Por Eder Brasil
Tutankhamon, o seu tesouro é para muita gente um dos maiores achados arqueológicos da História da humanidade, quem encontrou foi Howard Carter, em 1922 e a abertura oficial da câmara funerária aconteceu apenas em 16 de fevereiro de 1923.
O arqueólogo britânico Howard Carter passou 6 anos cavando as areias do deserto do Vale dos Reis no Egito em busca da tumba de Tutancâmon, mas só em 4 de novembro de 1922, uma criança local, que levava água para os trabalhadores, encontrou um degrau de pedra, segundo o próprio Carter, o menino gostava de imitar os arqueólogos cutucando a areia com um pedaço de pau.
Foi descoberto um total de 16 degraus e selos contendo o símbolo real de Tutancâmon, Carter só abriu a antecâmara da tumba em 26 de novembro, a equipe encontrou tesouros incalculáveis e jamais vistos por olhos humanos por mais de 3 mil anos.
Foram cerca de 10 anos catalogando todos os objetos funerários, as peças foram fotografadas e embaladas, levando os itens maiores por ferrovia até os navios.
As peças de maior importancia estão no Museu Egípcio no Cairo e em Luxor, um dos mais famosos dos cerca de 5.400 objetos encontrados é a máscara mortuária azul e dourada do faraó, que pesa 11 quilos.
O Arqueologo encontrou na câmara funerária “um sarcófago de pedra e três caixões em forma de múmia um dentro do outro, o faraó embalsamado estava em um caixão de ouro maciço de 225 quilos. A máscara mortuária cobria seu rosto.”
Mesmo que Tutancâmon não tenha sido um destacado faraó, hoje o mundo inteiro conhece seu nome.
A lenda da “maldição do faraó”, que diz que ele lançou uma maldição em seu túmulo contra intrusos ganhou força logo após a abertura das câmaras, quando o investidor da pesquisa Lorde Carnarvon morreu, seguindo de outras mortes misteriosas em torno do arqueólogo Howard Carter, o que alimentou a histeria da imprensa. Depois de 100 anos, praticamente todos os envolvidos com a descoberta estão mortos! Mas calma, todos já eram bem maduros na época, provavelmente foram mortes naturais e não por uma maldição devido a abertura da Tumba milenar.