Política

Parceiro Digital: programa de acessibilidade do Tjap chega aos 16 municípios

O projeto objetiva o compartilhamento de rede wi-fi (internet sem fio) dos estabelecimentos parceiros com as pessoas que necessitam utilizar os serviços da Justiça e estejam sem acesso próprio (pacote de dados móveis ou internet residencial) para que possam participar de audiências e de outros atos judiciais.

Empreendedores dos 16 municípios do estado do Amapá já integram oficialmente o Parceiro Digital, programa do Tribunal de Justiça que consiste em garantir apoio na missão de ampliar a acessibilidade remota aos serviços do Judiciário por meio da internet.

Para o empreendedor Adeilton Veras Melo, proprietário da Porto Ótica e da loja Belle Femme – no município de Porto Grande, a iniciativa é fantástica porque é, sobretudo, “uma ajuda essencial para quem precisa acessar os serviços da Justiça pela internet e estamos muito felizes pela parceria”.

Quem também aderiu ao Parceiro Digital foi Adauto de Aquino Sá, proprietário da rede de supermercados Forte Supermercado, de Serra do Navio e Pedra Branca. “Queremos contribuir com a população que não tem como acessar esses serviços e precisa da internet para verificar processos ou participar de alguma audiência. Já fazíamos isso para quem pedia, mas agora vamos ajudar ainda mais”, ressaltou.

Uma equipe do TJAP viajou ao município para fixar os adesivos identificadores dos parceiros, colocados em pontos estratégicos nos centros comerciais dos municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Ferreira Gomes para dar maior visibilidade às pessoas que precisam.

O desembargador-presidente Rommel Araújo garante que a iniciativa significa cidadania e democracia digital. “Com este trabalho em andamento nos tornamos ainda mais próximos do cidadão que vive em áreas mais distantes, especialmente o que tem poucos recursos financeiros e dificuldade de acesso próprio à internet, pois agora ele não precisa vir ao Judiciário se nós estamos indo até ele”, disse.

Iniciado no mês de julho, o Programa Parceiro Digital já foi levado para todos os municípios e alcançou empreendimentos de diversos segmentos que ajudarão a população. Além da parceria com o comércio, o TJAP também assinou acordos de cooperação com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel/AP).

Assim que iniciarem a sinalização dos novos Parceiros Digitais, o público também poderá conectar-se nos fóruns da Justiça do Amapá, em delegacias e escolas públicas, além de em secretarias de estado, museus, bares e restaurantes na capital.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo