Mundo

Elogio de Kim Jong-un e bomba nuclear: como é o novo lança-foguetes da Coreia do Norte

Segundo o ditador norte-coreano, a tecnologia conta com calibre de 600 milímetros e é ‘única no mundo’

A Coreia do Norte anunciou um novo tipo de armamento. Trata-se de um lançador de foguetes. O equipamento teria capacidade para disparar mísseis com ogivas nucleares em direção à Coreia do Sul, principal adversário do regime de Kim Jong-un.

O lançador múltiplo de foguetes de calibre de 600 milímetros, testado pela última vez em janeiro com a presença de Kim, tem um alcance de cerca de 400 quilômetros, e o relatório da KCNA indica que ele pode agora estar pronto para implantação em campo.

Durante a apresentação da arma, na quarta-feira (18), a locomoção do armamento se deu por ao menos 50 transportadores, que foram alinhados em sete fileiras em uma praça na capital norte-coreana. Cada veículo de transporte e lançamento, com quatro eixos, transportou cinco tubos de foguetes.

O ditador compareceu à cerimônia de lançamento, realizada em Pyongyang, e chegou a dirigir um dos lançadores exibidos.

Em discurso, Kim Jong-un declarou que a tecnologia, que conta com calibre de 600 milímetros, é “única no mundo”, sendo ideal para, além de intimidar inimigos, “ataques especiais” ou “missões estratégicas”.

“A precisão e o poder de um míssil balístico tático, juntamente com as múltiplas funções de lançamento dos tubos, combinam-se perfeitamente nesta arma”, disse Kim. “Quando esta arma for realmente utilizada, nenhuma força poderá esperar a proteção de Deus. É realmente uma arma maravilhosa”, acrescentou, segundo a KCNA.

Ele não deu detalhes sobre quando ou em quais missões pretende usar os lançadores.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo