Mundo

Coreia do Norte divulga primeiras imagens de submarino nuclear

Fotos mostram casco de 8,7 mil toneladas praticamente concluído; durante inspeção, Kim Jong-Un classificou como ‘ato ofensivo’ a tentativa de Seul de adquirir a mesma tecnologia

A Coreia do Norte divulgou fotos da construção de um submarino nuclear nesta quinta-feira (25), com fotos da mídia estatal mostrando um casco praticamente concluído. Enquanto isso, o líder Kim Jong-Un condenava a tentativa da rival Coreia do Sul de adquirir a tecnologia.

A agência oficial de notícias da Coreia do Norte, Korean Central News Agency, informou que Kim visitou um estaleiro para inspecionar a construção do que o país asiático descreve como um submarino movido a energia nuclear de 8,7 mil toneladas, que o líder chamou de um passo crucial na modernização e no armamento nuclear da marinha da Coreia do Norte.

A nação comandada por Kim Jong-Un indicou que planeja armar o submarino com armas nucleares, chamando-o de “submarino estratégico com mísseis guiados” ou “submarino estratégico de ataque nuclear”.

Durante a visita, Kim descreveu os esforços da Coreia do Sul para adquirir seu próprio submarino nuclear como um “ato ofensivo” que viola gravemente a segurança e a soberania marítima do Norte. As movimentações de Seul nesse sentido têm sido apoiadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Kim disse que o plano sul-coreano reforça ainda mais a necessidade de avançar e armar nuclearmente a marinha da Coreia do Norte, e afirmou que a conclusão de seu submarino movido a energia nuclear seria uma mudança “histórica” no fortalecimento de sua dissuasão nuclear contra o que ele chamou de ameaças inimigas.

A agência não especificou quando Kim visitou o estaleiro, mas divulgou fotos mostrando-o inspecionando uma enorme embarcação de cor vinho, revestida com o que parece ser tinta anticorrosiva O equipamento está em construção dentro de um salão de montagem, onde aparecem também altos funcionários e sua filha.

Foi a primeira vez que a mídia estatal norte-coreana divulgou imagens do submarino desde março, quando mostrou principalmente as seções inferiores da embarcação.

Não ficou claro o quanto a Coreia do Norte está perto de concluir o projeto. Mas, como os submarinos são normalmente construídos de dentro para fora, a divulgação do que parece ser um casco praticamente concluído sugere que muitos componentes essenciais, incluindo o motor e possivelmente o reator, já estão instalados, disse Moon Keun-sik, especialista em submarinos da Universidade Hanyang, em Seul.

“Mostrar a embarcação inteira agora parece indicar que a maior parte do equipamento já foi instalada e que ela está quase pronta para ser lançada à água”, disse Moon, ex-oficial de submarinos da Marinha sul-coreana, que acredita que o submarino norte-coreano poderá ser testado no mar dentro de alguns meses.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo