BrasilEleições

Paulo Dantas é reeleito governador de Alagoas no segundo turno

Atual governador largou na frente no primeiro turno, chegou a ser afastado do cargo por determinação do STJ, antes da vitória deste domingo (30)

Paulo Dantas (MDB) venceu a eleição para o Governo de Alagoas, em disputa no segundo turno contra Rodrigo Cunha (União Brasil). O resultado foi confirmado com a apuração de 96,88% das urnas na eleição deste domingo (30).

O governador reeleito obteve 52,38% dos votos válidos, enquanto Cunha alcançou 47,62% dos votos válidos.

Paulo Dantas, que é o atual governador de Alagoas e tem o apoio do senador Renan Calheiros (MDB), tem 43 anos e nasceu em Maceió. Formou-se em administração de empresas pelo Centro Universitário Cesmac.

Produtor rural, foi eleito prefeito de Batalha por dois mandatos consecutivos (2005/2008 e 2009/2012). Foi eleito deputado estadual em 2018 e, em maio de 2022, assumiu o Governo de Alagoas após o governador Renan Filho e o vice-governador Luciano Barbosa terem renunciado aos cargos.

Dantas terminou o primeiro turno como favorito, com 46,64% dos votos válidos, contra 26,79% alcançados por Cunha, mas viu o adversário chegar a empatar tecnicamente em uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada na terça-feira (25).

O atual governador, agora reeleito, chegou a ser afastado do cargo em 11 de outubro, por determinação da ministra Laurita Vaz, do STJ, mas foi reconduzido ao posto no dia 24, por decisões dos ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, do STF.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo