Banner principalCidade

Após 30 horas, CEA Equatorial anuncia restabelecimento de energia para todos os bairros da Zona Sul de Macapá

Retomada total do fornecimento de energia elétrica para Zona Sul de Macapá só foi possível com a chegada da subestação móvel, que estava em Santana

Elden Carlos / Editor

A CEA Equatorial anunciou, em nota, que restabeleceu o fornecimento de energia elétrica às 11h06 deste sábado (27) para as 34.879 unidades consumidoras afetados pela interrupção do fornecimento do serviço desde a madrugada de sexta-feira (26), quando um incêndio atingiu a subestação Equatorial, localizado no bairro Zerão, Zona Sul de Macapá.

A normalização da distribuição de carga ocorreu após a interligação da subestação móvel, que estava em Santana, e que só chegou ao local do sinistro após quase vinte horas decorrentes do incêndio.

Sobre a demora no atendimento emergencial do equipamento, que chegou ao Amapá em junho do ano passado, e que deveria ser empregado de forma rápida em situações emergenciais, a companhia afirmou que a demora se deu em razão de que a unidade móvel estava sendo utilizada em uma operação na subestação Santana, e que o processo de desconexão e preparação para deslocamento demanda tempo e medidas de segurança.

O restabelecimento da energia iniciou ainda na manhã de sexta-feira, inicialmente com 5 mil unidades sendo atendidas por meio de transferência de carga. Depois, a companhia, em outros dois balanços ao longo do dia, declarou que o serviço foi estendido para 12 mil e mais tarde para 20 mil unidades.

Apesar de todos os esforços evidenciados, o sinistro provocou uma série de prejuízos para a população e comerciantes. Muitos comércios localizados nos bairros que tiveram maior tempo de espera para o retorno da energia amargaram prejuízos com a perda de produtos perecíveis e que obrigatoriamente precisam de refrigeração controlada, como é o caso de iogurtes, por exemplo.

“Perdi, além de iogurtes e outros frios desse seguimento, alimentos como frango e toscana. A gente tem um negócio pequeno, onde um frango perdido faz a diferença financeira. Agora, imagine ter que jogar fora duas, três caixas de frango que não podem ser recongelados. Dói muito, e o pior é que não vamos ser ressarcidos desse prejuízo”, disse o comerciante Mauro Lúcio, do bairro Zerão.

Acompanhe a íntegra da nota

A CEA Equatorial informa que concluiu às 11h06 deste sabádo, 27, os trabalhos de interligação da Subestação Móvel à Subestação Equatorial, restabelecendo integralmente o fornecimento de energia aos bairros da Zona Sul de Macapá.

Desde o início da ocorrência do incêndio na Subestação Equatorial, a distribuidora atuou em diversas frentes: nas manobras de transferências de carga, que normalizou o fornecimento para 20 mil clientes ainda na manhã de sexta-feira, 26, na recuperação de um dos transformadores de força da subestação que não sofreu danos, além da força tarefa no deslocamento da Subestação Móvel de Santana à Macapá.

Quanto à Subestação Móvel, o equipamento estava sendo utilizado em uma operação na Subestação Santana e, para ser deslocada, foi necessário fazer o processo de desconexão e preparação, para que o seu trajeto e a operação na Subestação Equatorial ocorresse com segurança, por se tratar de uma estrutura de grande porte, com peso de 82 toneladas.

Ao longo de toda esta operação mais de 100 colaboradores divididos em 16 equipes que se revezaram ao longo do dia no atendimento a esta ocorrência. 

A distribuidora lamenta os transtornos causados aos clientes impactados, mas reforça que não mediu esforços para normalizar o serviço no menor tempo possível.

A CEA continuará monitorando o fornecimento após a operação e já está atuando no plano de recuperação da estrutura da Subestação Equatorial.

Ocorrências após a operação devem ser tratadas pelo canais de atendimento da CEA Equatorial, através da central 0800 096 0196, whatsapp 3082-2949 e site: www.equatorialenergia.com.br.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo