Banner principalCidade

Ifap terá novo campus em Tartarulgalzinho

Investimento total de R$ 3,9 bi do MEC, por meio do Novo PAC, contempla criação de 100 novas unidades em todo o País e consolidação de unidades existentes

O governo federal anunciou a criação de um novo campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Atualmente, o estado possui cinco unidades integradas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande, Santana e Oiapoque, além do do Centro de Referência em Educação a Distância de Pedra Branca do Amapari.

O novo campus será construído no município de Tartarugalzinho, região central do estado, com investimento estimado de R$ 25 milhões. Devem ser geradas 1.400 vagas em cursos técnicos de nível médio e cursos superiores.

Reitor Romaro Silva e prefeito de Tartarugalzinho/AP, Bruno Mineiro

“A única macrorregião do Amapá que não tinha unidade da Rede Federal era essa central norte, abrangendo os municípios de Amapá, Calçoene, Tartarugalzojo e Pracuúba. Nessa perspectiva, é importante destacar que a chegada dos Institutos Federais corrobora com uma mudança no desenvolvimento local, visto que nossos cursos dialogam diretamente com os arranjos produtivos locais. As populações de Tartarugalzinho e dos municípios do entorno podem comemorar esse novo campus, fruto de uma luta tanto nossa do Instituto Federal como de diversos parlamentares e do prefeito Bruno Mineiro para que essa nova unidade viesse nessa expansão anunciada pelo presidente Lula”, declarou o reitor Romaro Silva, que participou no Palácio do Planalto, da cerimônia de anúncio dos 100 novos campi.

Os 100 novos campi serão distribuídos por todas as unidades da Federação, gerando 140 mil novas vagas, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os detalhes da expansão dos Institutos Federais (IFs) foram anunciados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de reitores dos Institutos, prefeitos, governadores e estudantes da Rede Federal.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo