Ecobarreiras são instaladas em canais de Macapá para conter resíduos sólidos
Iniciativa se mostrou eficaz já no primeiro dia de instalação e deverá ser levada para outros espaços da capital amapaense

Elden Carlos / Editor
A Prefeitura de Macapá começou o ano com uma série de ações para manter a cidade limpa e prevenir alagamentos no período chuvoso. Nesta terça-feira (2), foram realizados serviços de varrição, capina, roçagem e retirada de resíduos sólidos em duas importantes vias da cidade: a Rua Santos Dumont, no bairro Santa Rita e a Avenida Feliciano Coelho, no Trem. Os trabalhos são executados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur).
Além disso, como novidade para este ano, a pasta apresentou o projeto ecobarreiras ‘Rede do Bem’, colocado em prática no canal do bairro Perpétuo Socorro, localizado na zona leste da cidade. A iniciativa usa garrafões de água mineral para isolar e remover o lixo jogado no canal. A finalidade é formar uma barreira que impeça o lixo de se espalhar e facilite a sua coleta. Também foram realizados serviços de desobstrução, roçagem e limpeza no canal do Beirol.
O projeto Rede do Bem será implementado em mais outros dois canais ainda nesta primeira semana de janeiro. A Zeladoria Urbana também disponibilizou o número do Descarta Treco (96) 98125-1151 para a doação de garrafas de 12 L que estejam vencidas ou sem uso.
O secretário da Semzur, Helson Freitas, disse que os serviços de limpeza são permanentes e abrangem toda a cidade. Ressaltou a importância da colaboração da população para evitar jogar lixo nas ruas, nas valas, nos canais e nos bueiros, pois prejudica o escoamento da água e causa alagamentos.



