Cidade

UBSs de Macapá passam a ofertar medicação de prevenção ao vírus HIV

Profilaxias Pré e Pós-Exposição são destinadas à população de risco e pessoas com suspeita de exposição ao vírus

A campanha ‘Dezembro Vermelho’ é dedicada à conscientização e ocorrências relacionadas à Síndrome de Imunodeficiência Adquirida  (AIDS). Em Macapá, 4 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuem dois tipos de tratamentos preventivos ao vírus HIV: Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e o Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). 

O medicamento PEP está disponível nas UBSs Marabaixo, Marcelo Cândia, Perpétuo Socorro e Pedro Barros. Já o medicamento PrEP pode ser adquirido na Unidade Básica de Saúde localizada na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

  • Tratamento com PEP e PreP

PEP e PrEP são siglas que se referem à Profilaxia Pós-Exposição e à Profilaxia Pré-Exposição. Ambas são estratégias que utilizam medicamentos anti-HIV para reduzir o risco de infecção em pessoas que tiveram algum tipo de contato com o vírus. Pessoas que se expuseram ou que se expõem a situações de risco, como relação sexual sem preservativo, compartilhamento de seringas ou violência sexual.

O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, no máximo em até 72 horas após a situação e realizado por 28 dias. Após esse período, é fundamental que o paciente se submeta a novos testes para verificar se há presença do vírus no organismo. As equipes de enfermagem das UBSs fornecem orientações detalhadas sobre os passos a serem seguidos pelo paciente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo