Por: Marly Tavares
Fotos: Wirley Almeida
Acesse o link: https://www.facebook.com/extremonorteamazonia
De uma mina abandonada a natureza mostra todo seu poder e esplendor, criando um cenário natural mágico que vem atraindo e encantando quem se aventura conhecer
Entre o balé das nuvens e o horizonte dourado você pode apreciar um divino amanhecer após uma noite estrelada e um mágico pôr do sol, sob a “Lagoa Azul”, onde o céu espelhado sobre a água azul turquesa, torna-se inesquecível.
Então prepare a mochila e siga rumo a uma aventura inimaginável, desde a viagem até o município de Serra do Navio, no estado do Amapá – Brasil, onde está localizada a lagoa.
- Como chegar?
Saindo da capital, Macapá, são 208 km, sendo a metade pela BR 156 até o município de Porto Grande, com estrada pavimentada e bem sinalizada. Do balneário local, a viagem continua pela Perimetral Norte, estrada de chão batido que serpenteia seguindo o rio Araguari e a Estrada de Ferro do Amapá passando por dezenas de comunidades e o município de Pedra Branca do Amapari.
Os trechos montanhosos são um aquecimento para a adrenalina que logo aumenta chegando na histórica vila de Serra do Navio.
- A trilha
Seguindo mais 6km até a comunidade Colônia de Água Branca é hora de colocar a mochila nas costas e atravessar o rio Amapari de catraio (pequena embarcação impulsionada por motor) na outra margem inicia a subida da serra feita por trilha que leva uma hora de caminhada até o local do acampamento.
No caminho, é possível apreciar entre a vegetação exuberante, o canto de pássaros como o cancão, se deliciar com a brisa fresca batendo no rosto e se hidratar tomando água das fontes naturais que descem em cascatas serra a baixo.
Enfim, pode respirar, apreciar, se encantar, se apaixonar e desfrutar de toda a beleza deste pedaço da região serrana do Amapá, onde a neblina do amanhecer e entardecer, sobe cobrindo a serra reverenciando toda a magia do lugar.
A lagoa azul é mais um paraíso entre muitos que você pode conhecer aqui no Extremo Norte da Amazônia brasileira, o Amapá.
Ah! Na descida do acampamento, você pode mergulhar nas águas da lagoa e lavar a alma repondo as energias com a imensidão azul turquesa.
Essa aventura é possível, graças a um jovem aventureiro e corajoso com espírito empreendedor, o fotógrafo, guia de turismo e guarda parque, Wirley Almeida, que idealizou a Fuga da Cidade Eco Acampamentos, uma empresa especializada em “trilhas e acampamentos” que já levou mais de 1 mil pessoas para conhecer as belezas da região.
Convide seus amigos! Vale a pena se aventurar!
Informações: (96) 98801-9244