Cidade

“Dia Mundial de Doação do Leite Humano”: profissionais de saúde compartilham informações sobre benefícios para mães e bebês

O Governo do Amapá reuniu profissionais de todos os postos de coleta de leite materno do estado para compartilhar informações sobre a importância do alimento para a saúde da mãe e do bebê, em função do Dia Mundial da Doação de Leite Materno, celebrado nesta sexta-feira, 19.

Neste ano, a campanha global de doação tem como slogan o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um sonho: doe leite materno”.

  • Benefícios

A amamentação após o parto contribui para o útero da mulher voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é um alimento completo, por isso, até os 6 meses de vida, o bebê não precisa de nenhum outro alimento. Também é rico em anticorpos e, em conjunto com a caderneta de vacinação atualizada, fornece proteção contra infecções.

O aleitamento previne diarréias, doenças respiratórias e alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, reduz a chance de desenvolver obesidade e favorece o desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo