Governo avalia medidas de enfrentamento ao surto viral de doenças respiratórias
O governador Clécio Luís se reuniu com a equipe técnica na noite deste domingo, 14, para discutir o resultado das ações já implementadas e discutir mais medidas para combater o surto de síndromes gripais no Amapá.
De forma emergencial, o Estado ampliou os leitos pediátricos em mais de 80%, passando de 85 para 155 em uma semana no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI), incluindo mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Falei com a ministra da Saúde, ontem e hoje [sábado, 13, e domingo, 14], conversei com os deputados federais Dorinaldo Malafaia e Augusto Pupio, e os senadores Davi e Randolfe, que de imediato se colocaram à disposição, e já estão em tratativas em Brasília. Acionamos a Força Nacional de Saúde para solicitar o envio de pediatras para o Amapá”, explicou o governador.
Além dos novos leitos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforçou as escalas de plantão, adquiriu mais medicamentos, correlatos, insumos, reforço de oxigênio, equipamentos e solicitou apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Após a reunião, por volta das 20h deste domingo, a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, visitou o HCA e o PAI, conversou com as mães e acompanhou as internações. Todos os novos leitos abertos nas unidades já estavam ocupados.
“O governador Clécio Luís decretou situação de emergência na saúde para que com isso a gente possa ter uma atuação emergencial, como o caso requer. Os resultados não virão da noite para o dia. Virão com os cuidados sanitários e com a vacinação das nossas crianças”, ressaltou Silvana.