Manutenção de ramais assegura a trafegabilidade para motoristas no interior do Estado
Desde janeiro, a Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) intensifica os serviços de manutenção em ramais de diversas localidades do estado, como os distritos de Lourenço e Goiabal, no município de Calçoene; Camaipi, em Mazagão e; Porto do Céu e linha B, em Macapá.
A ação ocorre para assegurar a trafegabilidade e prevenir danos durante o período chuvoso. No Amapá, o mês de março é caracterizado pelo volume de chuvas elevado, que propicia a formação de atoleiros nessas vias de acesso.
Os serviços incluem o aterramento dos ramais, nivelamento, compactação e correção de drenagem. O secretário de Transporte, Valdinei Amanajás, ressalta que este é um trabalho contínuo, realizado com equipamentos e equipe técnica especializados.
“A conservação e manutenção são realizadas durante o ano todo, porém, neste período de chuvas que é o mais crítico, trabalhamos de forma intensificada para melhorar as condições das vias não pavimentadas que dão acesso aos municípios amapaenses”, reforçou Amanajás.
Segundo o gestor, uma das frentes de trabalho da Setrap é a remoção total do solo encharcado, com a substituição por material seco e de boa qualidade, como piçarra, que em seguida é compactada com auxílio de um rolo compressor. Para o escoamento das águas pluviais nas margens das estradas, também são construídas as valas responsáveis pela drenagem das estradas.