Fortes chuvas alagaram bairros de Macapá no fim de semana
Defesa Civil foi acionada para prestar assistências aos moradores afetados

Por Marcelo Beijamim
As fortes chuvas do último domingo (16), provocaram alagamentos em alguns pontos de Macapá. Equipes da Defesa Civil do estado estiveram nas áreas atingidas para identificar possíveis danos que as enchentes provocaram nas casas alagadas.
Autoridades locais afirmam que o sistema de drenagem, sobrecarregado pelo volume de água, não está conseguindo escoar as chuvas de maneira eficaz.
De acordo com o meteorologista, Jefferson Vilhena, a variações de chuva foi de 40 milímetros até 77 milímetros entre os municípios de Macapá, Santana e Mazagão. As maiores concentrações foram sobre o município de Macapá, principalmente zona sul de Macapá e Fazendinha, onde houve registros de até 60 milímetros durante o final de semana.
Segundo os moradores que foram atingidos pelos alagamentos, a água empossada dificultou o acesso aos bairros, principalmente aqueles de área baixa da cidade.
“Quando chove aqui, alaga tudo. Não é de hoje que esse problema acontece”, diz Luiz da Silva, morador do bairro Pedrinhas.
De acordo com o Secretario de Zeladoria Urbana de Macapá, Helson Freitas, os trabalhos preventivos feitos na cidade e principalmente em canais antes do período das fortes chuvas – inverno amazônico – ajudaram a minimizar mais danos na cidade.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do número 3242-1770.