Cidade

Oiapoque e Pedra Branca do Amapari agora são campi do Ifap

Atual Centro de Referência EaD de Pedra Branca do Amapari será transformado em campus

O Amapá ganhou mais duas unidades com estrutura de campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap), em Oiapoque e Pedra Branca do Amapari, gerando a criação de mais 1.600 vagas para estudantes em cursos técnicos e de ensino superior.

A conquista, que já vinha sendo planejada pela gestão do Ifap, foi oficializada pela Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 34/2025, publicada na edição desta segunda-feira, (20), do Diário Oficial da União (DOU).

A portaria altera a tipologia de 30 campi avançados de IFs, em todo o Brasil, entre os quais de Oiapoque, e autoriza o funcionamento do Campus Pedra Branca do Amapari, como parte das ações de expansão e consolidação da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica, com recursos do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Essa conquista histórica permitirá a ampliação do acesso à educação e foi possível graças à sensibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à determinação do ministro Camilo Santana e do secretário Marcelo Bregagnoli, além do apoio fundamental do senador Davi Alcolumbre e da deputada Professora Goreth. Destaco ainda o apoio da então prefeita Beth Pelaes do atual prefeito de Pedra Branca e o incansável trabalho da gestão do Ifap com o apoio da comunidade de alunos e servidores que, democraticamente, tem se empenhado para transformar sonhos em realidade, reafirmando o compromisso de levar a educação pública, gratuita e de qualidade a cada vez mais cidadãos amapaenses”, afirmou o reitor Romaro Silva.

A estrutura dos campi Oiapoque e Pedra Branca do Amapari será de IF Campus 40/26, ou seja, 40 professores e 26 técnicos administrativos, o que permite o atendimento de 800 estudantes em cada unidade.

Atualmente, o campus Avançado do Oiapoque tem estrutura de IF Campus 20/13 e oferta cinco cursos técnicos subsequentes ao ensino médio – Comércio Exterior, Logística, Recursos Humanos, Venda e Administração -, dois cursos técnicos integrados – Administração e Guia de Turismo –, um curso técnico Proeja (educação de jovens e adultos) – Administração -, e um curso superior – Tecnólogo em Gestão Comercial. São 585 estudantes matriculados.

Em Pedra Branca, o Ifap possui o centro de referência em educação a distância, onde são ofertados quatro cursos técnicos subsequentes ao ensino médio EaD – Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Recursos Humano e Técnico em Controle Ambiental.

São cerca de 230 estudantes matriculados. Com a transformação em campus, poderá ofertar cursos presenciais. O Ifap já recebeu a doação de um lote para instalações do novo prédio.

A expansão da Rede Federal foi retomada pelo atual governo, com o anúncio, em março deste ano, de 100 novos campi, entre os quais o Campus Tartarugalzinho. A licitação do prédio com 5.156 metros quadrados de área coberta já foi realizada, com previsão de início das obras em 2025.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo