Tsunami meteorológico causa destruição em litoral de SC
O fenômeno atingiu a cidade de Jaguaruna na madrugada dessa segunda-feira, (02). Nas imagens, é possível ver os rastros de destruição
Um tsunami meteorológico foi registrado na madrugada desta segunda-feira (2), em Jaguaruna, no litoral Sul catarinense, e destruiu ponte, muros, derrubou árvores e invadiu residências, segundo a Defesa Civil da cidade. A onda gigante, no entanto, não fez nenhuma vítima.
Segundo a Defesa Civil, o tsunami meteorológico ocorre com a combinação de pressão atmosférica e tempestade no mar, aliados à direção do vento. O fenômeno pode ter chegado a mais de 10 quilômetros de extensão. As áreas com baixa presença de dunas e vegetação foram as mais atingidas.
Os balneários Campo Bom, Arroio Corrente e Esplanada foram os mais afetados, com diversos danos materiais. Em registros fotográficos feitos por moradores locais, é possível ver árvores caídas, uma ponte destruída, residências invadidas e muros derrubados.
Foi registrado um aumento de um metro da maré, segundo a estação maregráfica de Balneário Rincão, também no Sul do Estado. Não houveram vítimas, apenas prejuízos econômicos e danos materiais.
O levantamento dos estragos ainda está sendo realizado, mas de acordo com a Defesa Civil de Jaguaruna, acredita-se que donos de comércio e proprietários de casas atingidas pelo tsunami tenham prejuízos moderados.