Para incentivar, fortalecer e valorizar as produções da Região Norte do Brasil, o Governo do Estado apoia o 1º Festival de Roteiro e Audiovisual Amapá Amazônia (Fera). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet na categoria MasterClass, até 13 de novembro, e até o dia 15 deste mês para a criação de laboratórios de produção cinematográfica.
O Fera, que acontece entre 15 de novembro e 10 de dezembro, é um projeto realizado pela produtora Duda Filmes e viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do edital Latitude Zero da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento abriga produções de roteiros originais nas categorias de longa-metragem de ficção, série de ficção, série documental e curta-metragem de ficção ainda não roteirizada, com temáticas diversas.
Na categoria MasterClass, haverá oficinas virtuais com especialistas, que darão dicas e orientações sobre como produzir e desenvolver projetos do tema. Além disso, os laboratórios específicos para cada categoria audiovisual irão ensinar a construir ideias cinematográficas.
Nesta primeira edição, os produtores amapaenses de audiovisual serão premiados com troféu e dinheiro no valor de R$ 1,5 mil a R$ 2,5 mil. A premiação será realizada de forma presencial e está prevista para 28 de dezembro, no encerramento do evento.
Os participantes também poderão ser premiados na Academia Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA), uma instituição dedicada à promoção e defesa dos direitos da categoria de autores-roteiristas, que ofertará uma vaga gratuita anualmente para 1º projeto de série e 1º longa-metragem e acesso aos recursos e à rede da ABRA. A Cardume Filmes, uma das apoiadoras do evento, dará a todos os selecionados 6 meses de acesso à sua plataforma.
Programação da categoria MasterClass
- 15 de novembro
Palestra “Criação de personagens”, com Paulo Marcelo do Vale / Hora: 19h
- 16 de novembro
Palestra “Criação de novas histórias: repertório e imaginação”, com Paulo Marcelo do Vale / Hora: 19h
- 18 de novembro
Palestra “As estruturas narrativas e convecções de gênero no roteiro”, com Lorena Montenegro / Hora: 19h
- 19 de novembro
Palestra “O desafio de escrever um bom argumento usando as ferramentas do melodrama”, com Valéria Mota / Hora: 19h
- 25 de novembro
Palestra “Personagens nossos: a construção, a psicologia e os arcos”, com Silvana Moura / Hora: 19h
- 9 de dezembro
Palestra “Estrutura de construção narrativa e suas ferramentas”, com Caroline Assis / Hora: 19h
- 10 de dezembro
Palestra “A potência das narrativas amazônicas”, com Clemilsom Farias e Sérgio Carvalho / Hora: 19h