Brasil

FAB fará missão humanitária para repatriar brasileiros no Líbano

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para repatriar brasileiros que estão no Líbano após um pedido do presidente Lula em decorrência das tensões entre Israel e o Líbano.

Para a missão humanitária, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa estão coordenando os últimos detalhes antes do envio de uma aeronave, que deverá seguir até o aeroporto de Beirute, entretanto, a situação está sendo avaliada para garantir a segurança da operação. Para a missão, a FAB conta com as aeronaves Airbus C-30 (A330-200) e o Embraer KC-390, que podem ser configurados para o transporte de passageiros. 

O Líbano nos últimos dias tem sido alvo de ataques aéreos de Israel, em decorrência dos atritos com o Hezbollah, contudo, há relatos de fatalidades com civis por conta das ações israelenses. Estima-se que cerca de 21 mil cidadãos brasileiros estejam morando no Líbano.

“A Embaixada no Líbano está em contato constante com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais para viabilizar essa operação”, informou o Itamaraty.

Com isso, a missão humanitária está sendo tratada como prioritária pelo governo brasileiro, principalmente por se tratar da maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo