SVS realiza Monitoramento Estratégico de Vacinação contra a poliomielite e sarampo em Mazagão
As buscas por não vacinados acontecem de porta em porta até 31 de agosto
O Governo do Amapá efetua visitas de Monitoramento Estratégico de Vacinação (MEV) contra a poliomielite e sarampo em Mazagão, a 35 km de Macapá, para revisar e atualizar o status vacinal de crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A iniciativa, conduzida pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), já acompanhou a caderneta de mais de 60 crianças da área urbana e rural do município.
Durante três dias, já foram realizadas imunizações da primeira e a segunda dose de tríplice viral, que protege contra o sarampo. Em relação à poliomielite, as crianças foram vacinadas com a segunda e a terceira dose. Até 31 de agosto, quando as atividades serão concluídas, 822 crianças deverão ser avaliadas.
O MEV é realizado pela SVS em conjunto com a Atenção Primária de Saúde dos municípios. A estratégia consiste na avaliação das cadernetas de vacinação, a fim de identificar áreas com baixa cobertura vacinal e assegurar que todos os registros sejam corretamente atualizados na Rede Nacional de Dados em Saúde.
“Durante as visitas, identificamos crianças com a caderneta de vacinação completa, mas cujas informações não estavam registradas na Rede Nacional. A ausência de dados no sistema reflete diretamente na cobertura vacinal do município, mostrando uma baixa adesão. É fundamental que esses dados sejam registrados e contabilizados adequadamente”, enfatiza o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
Os dados coletados serão analisados pela equipe responsável do Ministério da Saúde para avaliar a adesão às vacinas contra a poliomielite e o sarampo em todo o estado. O objetivo do MEV é avaliar o progresso das atividades de vacinação e identificar áreas com fragilidade na cobertura das ações de imunização.