Cidade

É bronze! Ifap conquista 3 medalhas em competição de matemática na Ásia

A delegação brasileira na Asian International Mathematics Olympiad (AIMO) 2024 alcançou um desempenho histórico, conquistando um total de 28 medalhas. O evento, que reuniu cerca de 3.000 participantes, incluindo professores, pesquisadores e estudantes, contou com a presença de 1.500 estudantes de 20 países.

Dentre os 42 estudantes brasileiros, distribuídos entre os estados do Amapá, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais, foram obtidas 2 medalhas de prata e 26 de bronze. O destaque ficou para Santa Catarina, que enviou 29 estudantes e conquistou 22 medalhas. O Amapá, com 3 estudantes, obteve 3 medalhas de bronze, enquanto o Rio de Janeiro, com 7 estudantes, conquistou 2 medalhas. Minas Gerais, com 3 estudantes, garantiu 1 medalha de bronze.

Destaque

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi responsável por todas as medalhas amapaenses. Os medalhistas do Ifap são Beatriz da Silva Lobato (Curso Técnico em Edificações), Danilo Henrique Mendonça Assunção (Curso Técnico em Estradas) e Marcos Paulo Felix Monteiro (Curso Técnico em Redes), todos estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Macapá da Instituição.

Márcio Prado, professor de Matemática do Ifap, orientador e responsável pelo time amapaense que compôs a delegação brasileira na AIMO 2024, expressou seu orgulho.

“Nossos estudantes do Campus Macapá do Ifap participaram da AIMO 2024, um evento que reúne em torno de 1.500 estudantes de 20 países, de alto nível de complexidade, e cada um deles trouxe uma medalha. Esse é um fato inédito e mostra que o Ifap está no caminho certo e que a qualidade de nosso ensino alcançou um destaque entre os melhores do mundo. Pra mim foi um orgulho indescritível representar o Brasil nessa olimpíada do conhecimento!”.

Romaro Silva, reitor do Ifap, também comentou sobre o desempenho excepcional.

“Receber a notícia desse incrível desempenho de nossos alunos na AIMO 2024 competindo com os estudantes asiáticos, que são historicamente os melhores do mundo nas competições como essas, nos enche de alegria e orgulho. Orgulho por ver o resultado de um enorme trabalho em equipe de nossos servidores alcançando destaque de excelência em uma competição internacional de altíssimo nível. Estamos entre os melhores do mundo: o Ifap, o Amapá e o Brasil merecem isso porque trabalhamos muito pra viabilizar essa e outras conquistas nas olimpíadas do conhecimento”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo