Cidade

CSA investe na reabilitação da Estação de Tratamento de Esgoto do Habitacional Macapaba

A 1ª etapa da obra está em fase final e conta com mais de R$ 2 milhões investidos para a retomada dos serviços da unidade, localizada dentro do conjunto, na zona norte da capital.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que atende a comunidade do Habitacional Macapaba, na zona norte de Macapá, passa por obras de reforma e reabilitação para retomada de suas atividades. Com os investimentos da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), responsável pelos serviços na comunidade, o esgoto coletado em todo o conjunto passará por tratamento e será devolvido à natureza de forma segura.

As obras consistem na recuperação da estrutura civil e elétrica, instalação de novos sopradores de ar, transformadores, novos quadros de bombas e uma casa de química para dosagem dos produtos químicos que atuam no tratamento dos resíduos recebidos. Com o passar dos anos, antes da chegada da CSA, a unidade foi desativada e sucateada. Os investimentos para a retomada das operações são de mais de R$2 milhões.

A população atual do Macapaba gera cerca de 3 milhões de litros de resíduos todos os dias no conjunto. A nova ETE vai receber este material e dar destinação correta após as etapas de tratamento. A previsão de conclusão e entrega da primeira etapa da obra é julho deste ano e lideranças comunitárias do conjunto já visitaram a unidade para conferir o andamento das ações.

Produção e tratamento

O esgoto coletado no conjunto tem origem doméstica, ou seja, é produzido pela utilização de água no cotidiano como lavagem de roupas, cozinha, durante o banho, descarga de vasos sanitários e outros. Toda essa água é encaminhada para a ETE do habitacional, que deve atuar para remover os poluentes após diversos processos, químicos, físicos e/ou biológicos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo