Calçoene, tourisme à lórdre du jour
Imagine conhecer um lugar repleto de história, cultura e beleza natural?
Com essa pergunta que soa como um convite irrecusável aos amantes de viagens e aventuras, a gestão municipal de Calçoene, por meio da Secretaria de Turismo iniciou um mapeamento/diagnóstico para planejar roteiros turísticos tendo como base, visitas técnicas com equipes especializadas.
O objetivo final é a promoção de Turismo Sustentável, especialmente, de Base Comunitária (TBC) que possibilite o desenvolvimento e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dentro das comunidades nas quais a história e a cultura são vivenciadas em lugares de beleza natural singular, mas precisam ser melhor estruturados e, seus protagonistas, o povo calçoenense, tenha apoio, no sentindo de melhor compreender sobre a dinâmica do TBC.
Para tanto, deve acontecer, pós mapeamento e diagnóstico, concomitante ao início da reestruturação, oficinas e capacitações nas comunidades, voltadas para atuação no setor turístico.
Para Fernando Cabral, da Life Turismo, “ao optar por uma agencia de viagens, o turista simplifica seu processo de planejamento podendo desfrutar dos benefícios e expertise que as agencias tem para proporcionar uma viagem mais tranquila, segura e agradável”, bem como, os guias de turismo credenciados pelo Ministério do Turismo, “são profissionais melhor capacitados para conduzir turistas e repassar informações sobre os atrativos dos destinos”, enfatiza, Vagner Lins, Guia de Turismo, assim como, “para a prática de esporte de aventura, são os Condutores destas modalidades, devidamente credenciados que são aptos a oferecer essas práticas de forma responsável e segura para os turistas”, afirma Márcio Castro, especialista em esporte aventura.
Nesse rol, estão os condutores locais, que melhor conhecem cada ponto dentro de suas comunidades e se integram ao grupo desempenhando papel fundamental. Outros profissionais que não devem ser esquecidos são os produtores do audiovisual e os difusores de atrativos, que realizam trabalhos com técnicas corretas, enfatizam, Marly Tavares e Rosivan Santos, da Extremo Norte da Amazônia e North Filmes, respectivamente.
É a partir desse entendimento que o prefeito de Calçoene, Antônio de Sousa, através da Secretaria de Turismo, e sua gestora, Stelcia Magyar, dão o ponta pé inicial visando a transformação de Calçoene, num polo turístico de referência, “pois atrativos não faltam”, afirmam.
Se programe para viver novas experiencias em Calçoene!
Você vai se apaixonar!
Por Marly Tavares
Fotos: Rosivan Santos, Clerison Palheta e Nildo Pantoja
Acesse o link: https://www.facebook.com/extremonorteamazonia
Siga no Instagram @extremonorteap