Destinos
Todos os destinos tornam-se incríveis se você tiver acompanhado por um Guia de Turismo
Bem mais que dar suporte aos viajantes, os Guias de Turismo são multiprofissionais, em homenagem ao Dia do Guia de Turismo – 10 de maio, a SETUR/AP, realizou no Museu Sacaca, uma programação especial com temas voltados ao Turismo de Base Comunitária (TBC), modalidade que representa parte importante da cadeia de atrativos do estado que é repleto de destinos no seu interior onde as comunidades torna-se protagonistas na arte de receber e guiar por sua história, cultura, costumes, tradições e suas paisagens cênicas exuberantes, transformando uma simples viagem, em memória inesquecível, possível pela interrelação/colaboração entre os guias de turismo profissionais que recebem e levam os visitantes e os guias locais, que acolhem.
O objetivo foi “elevar a qualidade dos serviços turísticos no estado do Amapá; promover a integração entre diferentes segmentos fortalecendo a cadeia produtiva do turismo e, valorizar as comunidades mais afastadas como guardiãs do patrimônio cultural e natural”.
Cerca de 200 pessoas que atuam no trade turístico, destaque para os Guias de Turismo participaram. Temas como: Desvendando a História Afro, abordado por Josilana Santos, da Fundação Marabaixo, revelou a essência de seu povo, detalhes fundamentais para o bom desenvolvimento do TBC nas comunidades remanescentes e quilombolas, a herança afro-brasileira, muitas vezes negligenciada, mas que pode ser incorporada às narrativas turísticas, enriquecendo a experiência dos visitantes; A Qualidade no Atendimento e Fortalecimento do TBC também foi visto; a Pesca Esportiva exposta por, Willian Rocha, apresentador do, “Reis do Rio”, programa da TV Record, uma modalidade em ascensão que movimenta todo o trade turístico, especialmente o TBC.
Caravanas dos municípios de Tartarugalzinho, Calçoene, Pedra Branca, Mazagão, Santana e Macapá, participaram; Entre os presentes, o diretor-presidente do Iepa, que administra o Museu Sacaca, André Abdon. A secretária Cyntia Lamarão (SETUR/AP) firmou compromisso público com os participantes: “aplicar os conhecimentos adquiridos em suas práticas diárias, desenvolvendo roteiros e pacotes turísticos alinhados aos temas abordados”. Um dos roteiros será escolhido em setembro, para ser executado em forma de FAMTOUR.
De Oiapoque ao Vale do Jari, de Santana ao Tumucumaque o Amapá tem lugares espetaculares.
A Extremo Norte da Amazônia esteve presente nesse momento.
Venha viver Amapá, onde habita o povo do meio do Mundo!
Por Marly Tavares
Fotos: Marly Tavares e Municípios
Acesse o link: https://www.facebook.com/extremonorteamazonia
Siga no Instagram @extremonorteap