Cidade

Ifap recebe título de terreno do Campus Tartarugalzinho

O terreno está localizado na rodovia BR 156, bairro Jardim Floresta, e tem área de 152.217,27 m2

A Prefeitura de Tartarugalzinho realizou, no dia 1º de maio, a entrega ao Instituto Federal do Amapá (Ifap) do título definitivo de domínio do terreno onde será construído o Campus Tartarugalzinho.

O ato solene marcou mais um passo para a implantação da unidade, que faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica lançado pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em março deste ano, com total de 100 novos campi em todo o país.

Dentro da programação pelo Dia do Trabalho, promovida pela prefeitura, a cerimônia de entrega do título teve a participação do prefeito Bruno Mineiro, do reitor do Ifap, Romaro Silva, do senador Randolfe Rodrigues, da deputada federal Goreth Sousa, de deputados estaduais, vereadores e secretários municipais, entre outras autoridades, além da população.

Em discurso, Romaro Silva salientou que “onde os Institutos Federais chegam levam novas perspectivas e transformam a realidade através da oferta da educação profissional técnica e tecnológica de qualidade”.

“A nossa expectativa é que possamos tão logo regularizar a documentação no nome do Instituto Federal do Amapá avançar nos encaminhamentos documentais junto ao Ministério da Educação para as etapas de licitação da construção do campus, que vai atender a região dos lagos, a única no estado do Amapá que faltava receber a Rede Federal”, explicou o reitor.

Implantação

No mês de abril, a Câmara Municipal de Tartarugalzinho aprovou a Lei nº 492 de 24 de abril de 2024, autorizando a doação do imóvel de propriedade do Município de Tartarugalzinho para fins de uso do Instituto Federal do Amapá.

Campus Tartarugalzinho terá, em sua capacidade plena, 1.400 estudantes matriculados, em cursos técnicos de nível médio, nas formas integrada e subsequente, e superiores, além de Formação Inicial e Continuada. Os cursos a serem ofertados serão definidos em audiência pública a ser realizada pelo Ifap para que a comunidade participe das decisões.

As obras de construção estão previstas para serem iniciadas ainda neste ano. Mas o campus poderá ser implantado, inicialmente, de forma provisória em instalações cedidas pela prefeitura, o que ainda está sendo avaliado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo