Banner principalCidade

PM em serviço no quartel faz manobra e salva criança engasgada, em Macapá

Em menos de 1 minuto, a bebê volta a ficar consciente

Por Núbia Pacheco e Rodrigo Sales / Jornalismo

Sabe quando são necessários primeiros socorros e você procura a pessoa e o lugar certo? Foi o que aconteceu quando uma mãe parou em frente ao Quartel da Polícia Militar do Amapá e entregou a filha à PM Eva Moura Vasconcelos. Durante o plantão como sentinela em frente ao quartel, a PM salvou a vida da bebê de 10 meses que estava desacordada em estado convulsivo.

Essa história com final feliz aconteceu na Zona Sul de Macapá em 12 de abril, quando a mãe e avó da menina chegaram com ela em um carro vermelho e solicitaram a ajuda da soldado Vasconcelos.

Após ser informada do que se tratava, imediatamente a soldado pegou a criança no colo e colocou em prática todo o ensinamento que recebeu durante o curso de formação.

No vídeo gravado em câmeras de segurança, é possível ver a rapidez com que a policial faz a manobra. Em menos de 1 minuto a bebê volta a ficar consciente.

“Eu estava na hora como sentinela aqui no comando da guarda e aí apareceu um carro vermelho e o motorista falou: ‘eu vim dar apoio para uma criança’.Só que ele falou tranquilo, aí eu puxei a porta e saíram duas mulheres com um bebê com sinais vitais bem reduzidos. Ela falou que ele estava engasgando e que já tinha acontecido outras vezes. Eu peguei a criança, virei e já fiz a manobra aqui no meu serviço”, relembrou.

Eva contou ainda que já havia feito antes a manobra em uma criança da família e que se sentiu segura para salvar mais uma vez outra criança.

Técnica utilizada pela PM

A PM utilizou a manobra de Heimlich, que é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de asfixia devido à obstrução das vias aéreas por corpo estranho.

A manobra funciona como uma espécie de abraço por trás com as mãos acima da barriga para tentar expulsar o corpo estranho que causou o engasgo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo