Extremo Norte

Porto Grande: Rio Araguari, um passeio que revela a beleza de sua natureza!

O Rio Araguari faz parte da bacia hidrográfica do Estado do Amapá, desempenha grande papel econômico, nele estão localizadas as Usinas Hidrelétricas Cachoeira Caldeirão, Coaracy Nunes e Ferreira Gomes.

O Araguari nasce na serra do Tumucumaque, um dos lugares mais ricos em biodiversidade do mundo, suas águas descem seguindo ao encontro do Oceano Atlântico. O caudaloso rio explode em exuberância nas quedas d’águas, inúmeras corredeiras deslizam por formações rochosas que afloram em seu leito e nas matas ciliares.

Seus aspectos naturais são formados ao longo de milhares de anos tomando forma através da evolução dos seus componentes devido a ação do tempo. O resultado são verdadeiras esculturas esculpidas caprichosamente pela natureza.

O Araguari, que é fonte de inspiração para artistas locais, que cantam suas belezas naturais, banha várias comunidades e municípios, como Porto Grande, de acordo com registros históricos, o município teve seus primeiros habitantes vindos por ele.

Sua fauna e flora são riquíssimas, assim como, suas paisagens cênicas que fascinam aqueles que se aventuram conhecer.

Descemos o rio, a partir do antigo balneário Brasil Tropical, situado há aproximadamente um quilômetro do centro da cidade de Porto Grande (há 106 km de Macapá/AP), logo adiante avistamos a frente da sede do município onde existe um complexo turístico com bares, sorveteria, barracas que comercializam culinária local, e o delicioso abacaxi, que se tornou símbolo do município, à beira rio conta também com quadras poliesportivas, pista para caminhadas, ancoradouro, tudo com uma localização privilegiada.

As águas que deslizam leito abaixo, revelam inúmeras malocas a beira rio, lugares propícios para um mergulho refrescante.

As imensas rochas que afloram entre as águas, causam admiração por suas formas, às vezes, parecem ter sido colocadas cuidadosamente para apreciação dos visitantes.

“Pensei que as barragens haviam destruído a beleza, mas não, essas obras fizeram revelar tanto lugar fantástico que me encanta cada vez mais. Vejo que alguns lugares saíram de cena para que pudéssemos conhecer outras belezas que não teríamos acesso”, diz encantada com a paisagem, uma visitante.

Sem dúvida, descer o Araguari sentindo a brisa suave no rosto e desfrutar de uma paisagem incrível, não tem preço!

Visite Porto Grande, um lugar bonito por natureza!

Por Marly T. Nascimento
Fotos: Nildo Pantoja

Acesse o link: https://www.facebook.com/extremonorteamazonia

Siga no Instagram @extremonorteap

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo