Brasil atinge recorde histórico de casos de dengue em 2024
A previsão é de que o país possa chegar a até 5 milhões de casos ao longo do ano, conforme alerta do MS feito há alguns meses
O Brasil alcançou um marco preocupante em relação aos casos de dengue em 2024, com quase 1,9 milhão de contágios e 561 óbitos confirmados, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados recentemente. Este número já supera os registros de anos anteriores, sendo o maior desde o início da série histórica em 2000.
Em relação ao perfil dos pacientes com dengue no Brasil, dados do Painel de Arboviroses mostram que 55,5% são mulheres e 40,7% são pardos. A faixa etária mais afetada atualmente é a de jovens entre 20 e 29 anos, totalizando mais de 360 mil casos nesse grupo.
Destaca-se a situação preocupante da cidade de São Paulo, que está em estado de emergência devido à epidemia de dengue. A cidade já registrou 49,7 mil casos confirmados e oito mortes desde o início do ano, com uma taxa de incidência da doença acima de 414 casos para cada 100 mil habitantes, ultrapassando os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para considerar uma epidemia.
É fundamental que a população, especialmente as gestantes, esteja ciente dos riscos e sintomas da dengue, bem como das medidas de prevenção necessárias para evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.