Banner principalCarnaval

Unidos do Buritizal enfrenta problemas no desfile e vê briga por título escapar; chance de rebaixamento se torna real

Escola levou cerca de mil brincantes para a Avenida Ivaldo Veras, mas problemas registrados ainda na concentração fizeram com que chance de lutar pelo título escorressem pelas mãos

Elden Carlos / Editor

De olho na conquista do título do carnaval amapaense 2024, do Grupo Especial, o Grêmio Recreativo Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal viu esse sonho escorrer pelas mãos na madrugada deste domingo (11), quando o carro da comissão de frente quebrou antes mesmo de sair da concentração. Na sequência, outro grave problema, o carro abre-alas entrou na Avenida Ivaldo Veras sem nenhum de seus destaques.

Os problemas enfrentados pela escola ocasionaram mais de uma hora de atraso. Mesmo durante todo esse tempo, a Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) não acionou o cronômetro da pista. A Liga não se manifestou diante dos questionamentos e declarou apenas que irá se pronunciar posteriormente. O risco de rebaixamento da agremiação para o Grupo de Acesso é grande.  

Unidos do Buritizal levou para a avenida o enredo “Sorria, você está no Buriti e nessa noite de magia, não há tristeza que eu não transforme em alegria!”. A escola celebrou a história do humor, que foi desde os primórdios dos palhaços até os ícones contemporâneos da risada, resgatando raízes culturais do carnaval e o legado humorístico da comunidade. Na homenagem, foram lembrados ícones como Paulo Gustavo e Chico Anysio, “Os Trapalhões” e a dupla de palhaços Patati e Patatá. O ator e comediante britânico, Charlie Chaplin, também foi lembrado pelo legado de levar o humor para as telas do cinema.

A escola passou pelo Sambódromo com cerca de mil brincantes divididos em doze alas. Com um desfile repleto de cores, música e movimento, o “Azulão”, apelido carinhoso da agremiação, tinha grandes possibilidades de lutar em pé de igualdade com as outras escolas pelo título, mas os problemas enfrentados afastaram essa possibilidade real.

A escola possui grande tradição artístico-cultural envolvendo simpatizantes e toda comunidade local e já revelou grandes nomes para o carnaval amapaense como o compositor e intérprete, Ivo Cannuti, que morreu vítima da covid-19.

Em busca do primeiro título especial, a agremiação já foi três vezes campeã do Grupo de Acesso, sendo o último título em 2014. Em 2023, com o enredo ‘Ave Cila, a estrela maior da constelação sangue azul, rogai por nós filhos seus’, a Unidos do Buritizal trouxe a saudade e a fé para o Sambódromo.

  • Samba-Enredo

TRAGA O SEU SORRISO
VAMOS VIAJAR
NUM MUNDO ENCANTADO DE FASCINAÇÃO
A FELICIDADE VAI REINAR
NO “AZULÃO” A TRISTEZA NÃO TEM LUGAR
VEM SER CRIANÇA
DEIXA ESSA MAGIA TE LEVAR!

GARGALHADA VOA COMO AVIÃOZINHO DE PAPEL
ALEGRIA FAZ A MENTE TOCAR O CÉU
O RISO É O REMÉDIO PRA NOSSA NAÇÃO
ACALANTA O CORAÇÃO

DIZEM QUE SOU LOUCO SÓ POR SER FELIZ
“DANÇANDO NA CHUVA”, RINDO À TOA
MESMO SE O MUNDO LHE FIZER CHORAR
SORRIA! A VIDA É BOA!
GÊNIOS! FAZENDO TRAPALHADAS
NAS “REDES”, NO PALCO, NAS TELAS
HUMOR É LINDO, RAZÃO DE VIVER
SE FOR PRA MORRER, QUE SEJA DE RIR
NESSA FOLIA…
EU SOU “BURITI”!

QUANDO A “ORQUESTRA” TOCAR
E A ARQUIBANCADA TREMER
UM MAR AZUL VAI TOMAR ESSA AVENIDA
QUEM VAI SORRIR POR ÚLTIMO É O BURITIZAL
E A QUARTA-FEIRA SERÁ IMORTAL!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo