Balanço GeralCidade

SVS confirma morte de paciente por dengue hemorrágica em hospital de Oiapoque

Paciente deu entrada no hospital estadual da cidade com o vírus da dengue na forma clássica, que evoluiu para o quadro hemorrágico.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) confirmou neste sábado (13), o diagnóstico de dengue hemorrágica em um homem de 25 anos, que morreu no dia 9 de janeiro, um dia após ser internado, no município de Oiapoque, no extremo norte do estado. Não havia registro de óbito pela doença há cinco anos.

O paciente deu entrada no hospital estadual da cidade com o vírus da dengue na forma clássica, que evoluiu para o quadro hemorrágico. O exame sorológico IGM foi realizado no Laboratório de Fronteira (Lafron). O teste avalia se houve a exposição do indivíduo a uma doença, bem como o possível estágio da infecção.

Campanha de combate à dengue foi reforçada no município

“Esse óbito foi confirmado através de critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais. Agora o Lafron enviará a amostra para o Lacen, para a análise de Biologia Molecular e, posteriormente, ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, para sequenciamento”, detalhou a superintendente da SVS, Claudia Monteiro.

Conforme protocolo, a Superintendência comunicou o Ministério da Saúde e outros órgãos do estado.  A SVS reforça a importância da população procurar atendimento médico logo nos primeiros sintomas, dessa forma, evita-se o agravamento da doença. Em 2023, o estado registrou pouco mais de mil casos de dengue.

“Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes Aegypti, como a limpeza e a revisão das áreas interna e externa das casas e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual”, reforçou Rackel Barroso, gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental da SVS.

Imagens: Divulgação/GEA

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo