Blitz educativa alerta para cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio no Amapá
As equipes de psicologia, psiquiatria e educação realizaram panfletagem, distribuição de sementes de girassol, além de orientações sobre o tema
O Governo do Amapá realizou nesta sexta-feira, 15, uma ação sobre saúde mental com blitz educativa para motoristas e orientações para pacientes do Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE). A estratégia com o tema “Você não está sozinho” foi conduzida por profissionais da unidade de saúde e faz parte do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
O HE atende 24h casos de urgência e emergência psicológica, como crises de ansiedade, depressão, tentativas de suicídio e surtos psicóticos. O serviço funciona com triagem dos pacientes e acolhimento pela equipe médica e, em seguida, pela equipe psicológica.
A blitz ocorreu em frente ao HE. As equipes de psicologia, psiquiatria e educação realizaram panfletagem, distribuição de sementes de girassol, além de orientações sobre o tema.
“Falar é muito importante, ainda mais sobre as nossas angústias e aflições. Então, buscamos informar a sociedade sobre alguns sintomas e dizer que estamos aqui para ajudar e que você não está sozinho”, enfatizou a psicóloga do HE, Denise Mourão.
De acordo com os dados do Setor de Psicologia do HE, os casos possuem um acompanhamento diferenciado.
“Todos esses casos são acompanhados pela equipe do hospital, e, quando necessário, o paciente é internado e referenciado para uma unidade especializada”, destacou o psicólogo Sandoval Ribeiro.
Além da demanda de emergência, os profissionais também acolhem os pacientes e acompanhantes das enfermarias clínicas, e setores fechados como Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) 1 e 2, Sala Vermelha e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).