Mundo

Cúpula do Brics confirma a ampliação do grupo e anuncia seis novos países no bloco

Com a nova formação, grupo representará 36% do PIB global e 46% da população mundial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a ampliação do Brics – grupo formado por Brasil, Rússia Índia e África do Sul. A nova formação – chamada por alguns de Brics Plus – vai contar com Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Além disso, um grupo de trabalho vai ser criado para estudar a adoção de uma moeda de referência do Brics.

A adesão dos novos países foi oficializada na Declaração de Joanesburgo, assinada pelos atuais membros. Na nova formação, o grupo será responsável por 36% do PIB global em paridade de poder de compra e 46% da população mundial.

“O BRICS continuará aberto a novos candidatos e, para isso, aprovamos também critérios e procedimentos para futuras adesões”, ressaltou o Lula.

“Neste mundo em transição, o BRICS nos oferece uma fonte de soluções criativas para os desafios que enfrentamos. A relevância do BRICS é confirmada pelo interesse crescente que outros países demonstram de adesão ao agrupamento. Entre os vários resultados da cúpula de hoje, ressalto a ampliação do BRICS, com a inclusão de novos membros”, disse o presidente brasileiro.

Em outra vitória brasileira, o grupo lançará comunicado de apoio à reivindicação de reforma no Conselho de Segurança da ONU. Essa foi uma das exigências feitas pelo presidente brasileiro na reunião de quarta (23). A maior oposição vinha da China.

“Quero ressaltar, igualmente, a decisão relacionada à reforma da governança global, especialmente em relação ao Conselho de Segurança da ONU”, disse Lula.

O Conselho de Segurança da ONU tem como objetivo zelar pela manutenção da segurança internacional e a paz mundial. Ele conta com quinze membros, sendo cinco deles permanentes: Estados Unidos, Rússia – que herdou a cadeira da antiga União Soviética – França, Reino Unido e China. O Brasil é um dos candidatos para uma cadeira permanente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo