Cidade

Delegacia de Crimes contra a Criança e Adolescente orienta pais e responsáveis ao monitoramento de crianças em casa

O acesso a internet se tornou rotina em muitos lares, e nesse ambiente, a violência on-line gera preocupação nas autoridades policiais. No Amapá, a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes contra a Criança e Adolescente (Dercca), explica que, infelizmente o público infantojuvenil é frequentemente alvo de abuso e exploração virtual através das redes sociais.

Chamando atenção para essa preocupante realidade, a campanha Maio Laranja, que desde o ano passado passou a ser realizada durante o mês inteiro em todo território nacional, busca conscientizar pais, responsáveis e a sociedade em geral sobre o fortalecimento da proteção integral de crianças e adolescentes e, esse trabalho começa em casa, como pontua a titular da Dercca, delegada Cássia Costa. 

“É importante que os pais monitorem e tenham controle de saber com quem seus filhos estão conversando, que tipos de perfis e páginas acessam, justamente fazendo esse trabalho de prevenção para que o abuso e a violência não sejam praticadas contra essas crianças e adolescentes”, informou.

Os abusos através da internet se caracterizam pelo aliciamento e pela solicitação de conteúdos sexuais, como fotos ou vídeos às vítimas menores de idade.

  • Violência on-line no Brasil

No Brasil, ocorrências de crimes envolvendo fotos e vídeos de violência sexual contra crianças e adolescentes aumentaram em 9% no ano de 2022 em comparação com o ano anterior. Os dados são da Safernet, Organização Não Governamental (ONG) que atua na promoção e defesa dos direitos humanos na internet no Brasil, que pode ser acessada pelo site: www.denuncie.org.br.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo