Amapá: O fim não; o Meio do Mundo!
Natureza intacta, cultura marcante e povo hospitaleiro... Que tal conhecer o Brasil pelo início?
Por Marly Tavares / Socióloga/Pesquisadora/Jornalista
Fotos: Wirley Almeida, Abel Neto, Josimar Nascimento, Márcio Castro e MTN
Acesse o link: https://www.facebook.com/extremonorteamazonia
Com lugares paradisíacos, cultura e culinária com raízes indígenas, africanas e europeia, um dos recantos do Planeta mais preservado quando se trata de biodiversidade, o que coloca o estado do Amapá, num dos roteiros mais promissores quando se trata de eco turismo no Brasil.
Por sua localização privilegiada, o Amapá, é a porta de entrada para Amazônia brasileira pela fronteira binacional, Brasil-França via ponte transfronteiriça, localizada no município de Oiapoque onde começa o Brasil.
O território amapaense é margeado por sua majestade, o rio Amazonas, um dos mais cobiçados do mundo por seu recurso hídrico potável que tem em seu leito caudaloso um espetáculo diário, de vai e vem das marés, que se misturam a imensidão do oceano Atlântico que se faz elo entre outros continentes.
Com uma área de mais de 143 mil km², o Amapá é todo natureza. São cachoeiras, corredeiras, imensas pedras de granito caprichosamente esculpidas pela ação do tempo, florestas densas nas quais é possível observar espécies raras, tanto da flora, como da fauna, com animais raros no Brasil e no planeta que vivem em harmonia neste magnifico habitat.
O Amapá possui sítios arqueológicos ainda intocáveis, como o Pedra do Índio em Ferreira Gomes. É cortado por centenas de rios, igarapés e possui lagoas exóticas.
Diversidade é o que define o Amapá para quem não conhece – sabores, aromas, costumes, tradições, cultura, recantos e encantos, belezas naturais intocadas, mas que podem ser conhecidas por meio do ecoturismo sustentável, de base comunitária, há histórias inimagináveis como a do povo mazaganense que teve a cidade de Mazagão, na África, simplesmente transportada para Amazônia brasileira, em terras amapaenses e mantem sua história através da sua bicentenária Festa de São Tiago.
Tudo isso num só lugar – no Meio do Mundo!
O que você está esperando para conhecer o Amapá?
Vem pra cá!!!