Para estimular a piscicultura na comunidade do Ariri, Estado beneficia famílias com entrega de alevinos e equipamentos

O Governo do Amapá estimula o setor produtivo e a agricultura familiar por meio do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Uma das produções estimuladas é a piscicultura, com a entrega de 20 mil alevinos, como são chamados os filhotes de peixe, na comunidade do Ariri, na zona rural de Macapá.
Cada uma das 20 famílias atendidas recebeu mil alevinos da espécie pirapitinga, além de escavação dos tanques de criação e os equipamentos de manejo, que incluem placas solares, redes para a retirada dos animais, balança e termômetro para o monitoramento da temperatura da água. Os investimentos para a comunidade somam cerca de R$ 978 mil.
O transporte dos alevinos é feito em caixas térmicas e a entrega, em sacos de polietileno com oxigênio concentrado, para garantir a saúde e integridade dos animais.
Com o fomento do Governo, cada produtor terá a possibilidade de produzir cerca de 1,3 toneladas de peixe, gerando uma renda aproximada de R$ 30 mil e, assim, poderá avançar nos demais ciclos da piscicultura.