O Brasil é o 5° no mundo dos amantes do doce
Por Eder Brasil
O universo em volta do chocolate garante um mercado aquecido, gera empregos e oportunidades para muita gente. O Brasil é o quinto maior mercado mundial para o produto, em 2022 aumentou 11,43% no primeiro semestre de 2022 segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates.
“O consumo fora de casa foi impactado positivamente e cresce em relação ao período pandêmico. Em unidades a representatividade foi de 27,1% no acumulado até setembro de 2021, e em 2022 o número foi de 28,9%.16 de jan. de 2023. De acordo com informações do Instituto Kantar, a indústria de chocolates teve faturamento estimado de R$ 13 bilhões, em 2021, com alta de 15,7% em relação a 2020.” (Agência Brasil)
Uma pesquisa feita pelas instituições Kantar e Abicab relatou que o chocolate faz parte da lista de compras de 82,6% dos lares brasileiros.
Segundo perspectivas, o comércio brasileiro deverá vender R$ 2,49 bilhões para a festividade de Páscoa com um aumento de 2,8%, um resultado que fica 2,7% abaixo do registrado em 2019, que atingiu R$ 2,56 bilhões, antes da pandemia.
A Páscoa representa a sexta data comemorativa mais relevante do calendário do varejo, são milhares de empreendedores que aproveitam o grande mercado para fazer uma renda extra e até mesmo construir grandes negócios comercializando produtos derivados do chocolate.
Veja abaixo uma reportagem especial com uma empresária que conquistou seu espaço através da confeitaria aproveitando o mercado do chocolate e da Páscoa.