Banner principalCidade AlertaPolícia

PF deflagra operação de combate ao garimpo ilegal em Pedra Branca

Operação ‘Água de Prata’ foi deflagrada na manhã desta terça-feira (4) em um garimpo clandestino localizado no município de Pedra Branca do Amapari

Elden Carlos / Editor

A Polícia Federal (PF) deflagrou no início da manhã desta terça-feira (4) a operação ‘Águas de Prata’ no município de Pedra Branca do Amapari, distante 183 quilômetros da capital, Macapá. O objetivo foi cumprir um mandado de busca e apreensão em um garimpo ilegal denominado São Domingos, que fica localizado na zona rural do município.

Mais de cem policiais e integrantes das Forças Armadas foram deslocados para região com objetivo de combater a extração ilegal de ouro, desmatamento e a contaminação do solo e rios. Segundo a PF, a investigação identificou que a área não tem permissão para extração do minério.

A Justiça Federal autorizou a destruição do maquinário utilizado na extração ilegal do mineral. Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da União e extração ilegal de minérios. Em caso de condenação, poderão pegar uma pena de até 10 anos de prisão e pagamento de multa.

A operação contou com apoio do Exército Brasileiro, Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar; Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Imagens: Divulgação/PF

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo