Conscientização: material reciclável é tema de projeto de alunos da rede municipal

A educação ambiental é um dos pilares que norteiam a gestão da Prefeitura de Macapá, que vem apoiando projetos desenvolvidos nas escolas do município. A iniciativa “Do lixo à ludicidade” realizada neste sábado (1°), é um desses projetos que abordam o cuidado com a natureza, reaproveitando materiais recicláveis para a fabricação de brinquedos pelos próprios alunos da Emef Maria Luiza Bello.
A exposição de brinquedos encantou quem esteve na quadra poliesportiva da Universidade Federal do Amapá, onde aconteceu o evento.
Os brinquedos foram confeccionados por estudantes dos 1° ao 5° ano do ensino fundamental I.
A fabricação dos brinquedos traz uma particularidade interessante que é a de trazer os pais para produzirem o material junto com seus filhos na escola. Essa presença familiar significa muito no processo da educação das crianças.
Katia Souza, idealizadora do projeto “Do lixo à Ludicidades”, é professora de educação física e doutoranda em Aprendizagem Solidária. Souza diz que esse projeto surge como um teste dessa aprendizagem dentro da escola.
“É um meio de outros professores conhecerem a metodologia e as crianças interagirem com ela. Dessa forma, sabemos se a prática funciona bem, ou não. O projeto surge de maneira tímida e com o tempo ganhou proporções maiores, permitindo diversas parcerias. As crianças começaram coletando o lixo ao redor da escola, do quintal de suas casas e de vias públicas”, frisa.