Em apenas 90 dias de gestão e muito esforço, o Governo do Estado vem promovendo mudanças na saúde do Amapá. Uma delas ocorreu nesta sexta-feira, 31, com a entrega da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI 2) do Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE). O local foi reformado e ampliado, aumentando a capacidade em 150%, passando de 4 para 10 leitos intensivos.
O espaço conta com uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeira, dentista, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, além do suporte de nutricionistas, farmacêutico e demais especialistas, a exemplo de cardiologistas, pneumologistas, ortopedistas, e outros.
“Eu trabalho há 40 anos no HE e nunca vi essa estrutura em momento nenhum, está no padrão de hospitais particulares. Eu como profissional de saúde, me sinto muito realizado e feliz em ver isso em tão pouco tempo”, ressaltou o médico ultrassonografista do HE, Ricardo Bravo.
A nova UTI 2, localizada no térreo do HE, conta com banheiros diferenciados para pacientes e equipe técnica, sala de isolamento, de repouso multiprofissional feminino e masculino, sala de expurgo, banheiro acessível e posto de enfermagem.
A unidade possui máquina de hemodiálise e desfibrilador. Cada leito conta com cama elétrica, monitor multiparamétrico, bomba de fusão, ventilador mecânico e aspirador a vácuo.
Os equipamentos, além de acompanhar as funções vitais, auxiliam no controle da frequência cardíaca, administração de medicações e hidratação dos internados, assim como, são essenciais para a assistência a ser prestada ao paciente.
A obra da nova UTI foi realizada em menos de dois meses de gestão e passou por serviços de ampliação da estrutura física e hidrossanitária, além de novo piso, teto, forro, iluminação, fiação elétrica e construção de espaços inexistentes como a sala de repouso e isolamento.