“Abril Azul”: ação de saúde busca promover melhor entendimento a pacientes com TEA
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza programação para informar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação é realizada em alusão a Campanha Abril Azul, mês utilizado para diminuir o preconceito e promover maior inclusão e conhecimento sobre o autismo.
Pensando nisso, a Semsa organizou a programação da “Semana da Informação Consciente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)” para propagar conhecimento sobre o TEA. Durante a semana acontecerão palestras, roda de conversas, atividades de educação alimentar, vacinação, entre outras atividades.
O autismo é uma condição de saúde que pode se manifestar em vários graus e de forma única em cada indivíduo. É uma condição que afeta duas áreas do desenvolvimento que são a comunicação social e o comportamento.
- Atendimentos
A rede municipal fornece atendimentos especializados para pessoas com TEA no Centro Especializado em Reabilitação (CER), disponibilizando acompanhamento com educador físico, psicopedagogo, Nutricionista, psicologo e Terapeuta ocupacional.
Outro local que é referência em serviços para crianças com espectro autista é a Clínica Escola Coração Azul, que atende crianças da rede municipal de ensino, sendo o primeiro centro especializado em educação e clínico para crianças com TEA. O centro atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e fornece atendimentos especializados em odontologia, ensino especial, fisioterapia, musicoterapia, nutrição, psicologia, educação física e integração sensorial.
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) também atua na promoção de saúde para crianças e adolescentes de 3 a 18 anos com TEA. O centro disponibiliza atendimentos com médico, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, terapias individuas e em grupo e oficinas terapêuticas.