A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou que durante todo o ano de 2022, segundo dados do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), foram anotados 3.156 atendimentos de pré-natal na rede municipal de saúde.
O pré-natal é um acompanhamento feito com a gestante, para garantir a segurança e a saúde durante a gravidez. O atendimento faz o monitoramento da mãe e do feto, para prevenir ou detectar possíveis patologias. Dessa forma, promovendo uma gestação saudável e garantir cuidados necessários, em caso de gestação de risco.
Na rede municipal os atendimentos são ofertados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As consultas possibilitam um processo de autocuidado e esclarecimentos para as futuras mães. O município disponibiliza para as gestantes atendimento humanizado, acompanhamento psicológico, cartão de gestação, calendário de vacinas, solicitação de exames de rotina e orientações educativas para saúde.
- Prevenção
A Realização do pré-natal durante a gravidez é indispensável. Por meio dele é possível diagnosticar enfermidades e controlar a evolução de doenças presentes no organismo da mãe, como, por exemplo, cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes, anemias, ISTs, entre outras. Promovendo dessa forma o tratamento e evitando situações de risco para gestação e para saúde a longo prazo da mãe.
Também é possível detectar problemas fetais como de má formação da criança e eclampsia. A detecção precoce possibilita o tratamento como forma de garantia de saúde para o recém-nascido e para a mãe.