Jari: Técnicos da Defesa Civil avaliam riscos em áreas de ressaca após chuvas intensas

Com o avanço do período chuvoso no Amapá, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) está desde a última segunda-feira, 13, no Região Sul, atuando no monitoramento dos rios e áreas de risco dos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari.
A ação também tem o objetivo de orientar técnicos das prefeituras sobre as medidas preventivas de enfrentamento das possíveis cheias e inundações.
“Estamos visitando os dois municípios para tratar da preparação para os casos de inundações, que geralmente iniciam na segunda quinzena do mês de abril”, destacou o secretário executivo da Cedec, coronel Janary Picanço.
Em Laranjal do Jari, os técnicos da Cedec foram recebidos pelo prefeito Márcio Serrão e equipe da Defesa Civil Municipal onde foram tratadas as respostas que serão adotadas em caso de ocorrência de cheia causada pelo transbordamento do Rio Jari.

O histórico de inundação nos últimos anos no município requer um planejamento antecipado das condições técnicas, logísticas e operacionais disponíveis a serem empregadas num possível sinistro.
“Certamente, essas ações, em parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal, melhoram as condições dos moradores e minimizam os impactos provocados pelas inundações”, disse Márcio Serrão, prefeito de Laranjal do Jari.
No município de Vitória do Jari, além do monitoramento os técnicos da Defesa Civil também atualizaram o Plano de Contingência para Inundações, alinhando ações com o Plano de Atuação Integrada, do Governo do Estado. A reunião aconteceu na Câmara Municipal com a presença do vice-prefeito, Antônio Waldez Souza, secretários municipais e vereadores.