O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) formou 37 trabalhadores de Santana no curso de Atualização de Mototaxistas. A qualificação gratuita é oferecida tanto a novos profissionais como para os que já atuam na área e pretendem se regularizar para atuar no transporte individual de passageiros.
O encerramento aconteceu na sexta-feira, 10, com a aula prática, verificação de segurança da motocicleta e avaliação de postura durante a prova de direção. No decorrer do curso, os alunos aprenderam conteúdos de legislação de trânsito, técnicas de pilotagem defensiva, segurança, ética e qualidade no atendimento.
Para o vice-presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Santana (Sindmotosan), Roberto Araújo, a capacitação veio para facilitar a permanência e ingresso de novos profissionais no mercado do transporte.
“A maioria dos alunos já estava precisando deste curso, pois ele tem a validade de 5 anos. A partir do momento que o profissional faz a reciclagem, ele se atualiza da legislação e perante os órgãos fiscalizadores”, disse o vice-presidente.
De acordo com o diretor-presidente do Detran Amapá, Rorinaldo Gonçalves, as capacitações serão ofertadas durante todo o ano nos municípios do Amapá, no intuito de fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores.
“Estamos trabalhando no sentido de colocar no mercado de trabalho não só motociclistas qualificados em todos os municípios, mas motoristas do transporte coletivo e instrutores de trânsito também, que estarão aptos para exercer a atividade de forma legal”, disse o gestor.
A qualificação para mototaxistas é regulamentada a partir da resolução nº 930, de 28/03/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No Amapá, o curso é ofertado de forma gratuita, sob coordenação do Detran, através da Escola Pública de Trânsito (EPT).