Maracá Cunani: Após danificação, réplicas da área externa da Casa do Artesão passam por processo de restauração
As réplicas de urnas arqueológicas representativas dos povos Maracá e Cunani, posicionadas na área externa da Casa do Artesão, estão sendo restauradas pelo Governo do Estado. São serviços de manutenção na pintura, caverna, vasos, louças e nas miniaturas de animais. As esculturas foram alvos de vandalismo.
Um dos objetos danificados foi um dos dedos da mão da urna feminina Maracá.
“As duas urnas foram esculpidas por nós à época da reforma e revitalização da Casa do Artesão, em abril de 2022. Aplicamos uma pintura especial que deixa mais protegidos os objetos da exposiçao ao sol e da chuva. É um atrativo turístico que conta um pouco da nossa história e que precisa ser cuidado com mais carinho”, alertou Ezequiele Lima, uma das responsáveis pela restauração.
Para evitar novos danos às peças, o entorno das esculturas da caverna e do vaso foi isolado. A medida não impede os visitantes de conhecerem o ambiente e tirar fotos.
A urna representando o povo maracá remete aos achados ocorridos no município de Mazagão, na região Sul do Estado do Amapá. Já a urna representando o povo Cunani são de peças encontradas em Calçoene, no Norte do Amapá.