Curiosidades

Curiosidades sobre o Carnaval no Mundo!

“Ô Abre alas, que eu quero passar”

Por Eder Brasil

Festejar o carnaval é parte da raiz no DNA brasileiro, colocar a máscara ou a fantasia completa e sair pelas ruas espalhando diversão é um dos períodos mais esperados do ano para muita gente, aí vão algumas curiosidades que talvez você não sabia!

1- O baile de carnaval do Brasil aconteceu pela primeira vez no Largo do Rocio, na cidade do Rio de Janeiro, em 1840, organizado por uma atriz italiana que queria trazer ao Brasil algumas tendências do carnaval de Veneza.

2- O Carnaval do Brasil tem bases europeias oriundas da Roma antiga, lá havia o costume de festejar nas ruas em homenagem aos Deuses. 

3- O costume da “Ala das Baianas” relembra as senhoras que davam abrigo aos sambistas quando ainda eram marginalizados pela sociedade.

4- A primeira marchinha de carnaval reconhecida como foi “Abre Alas”, composição da pianista Chiquinha Gonzaga, em 1889, para o Rosa de Ouro.

5- Os blocos de rua do Brasil nasceram no século XIX e tinham apenas a participação de membros das elites urbanas. O primeiro bloco foi o “Congresso das Sumidades Carnavalescas”, fundado no Rio de Janeiro, em 1855.

6- No ano 590 d.C, o Papa Gregório reconhece oficialmente o Carnaval, uma festa pagã, mas com a condição de que no dia seguinte, ou seja, a Quarta-Feira de Cinzas, seja usado para purificação dos pecados cometidos durante os festejos, o nome “Carnaval” tem origem na expressão latina “carnem levare”, que significa “afastar-se da carne”.

7- Em Veneza a festa foi criada em 1094 por Vitale Falier, que fazia parte de uma das famílias mais influentes da cidade, o carnaval de Veneza é considerado um dos carnavais oficiais mais antigos do mundo.

8- O Carnaval de Inverno no Canadá, desde 1894 é comemorado o Carnaval com muito gelo, desfiles, queima de fogos, competições esportivas, shows e temperaturas abaixo de zero.

Seja na antiguidade ou hoje em dia, seja no frio ou no calor, no sambódromo ou nos blocos de rua, carnaval é pura alegria e contagia todo mundo por onde quer que passe.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo